Cartas Contempladas: Tudo o que você quer saber

Ainda assim, existem as queixas devido à certa demora até conseguir o tão desejado bem. Diante disso, as cartas contempladas, também conhecidas como cartas de crédito, se tornam uma opção muito atraente para a aquisição de bens de imediato. Mas será que elas possuem tantos benefícios assim? Como posso ter uma carta contemplada? Saiba tudo sobre elas!

O que são cartas contempladas?

Cartas contempladas são documentos que se assemelham a um vale-compra. Elas são repassadas ao consorciado pela administradora quando ocorre sua contemplação em assembleia do grupo por sorteio ou oferta de lance. O contemplado recebe, por meio da carta, o valor integral do plano de consórcio contratado para adquirir o bem desejado. Caso ele tenha desistido de comprar o bem, poderá receber o valor do crédito em espécie, mediante quitação de suas obrigações para com o grupo, caso ainda não tenha utilizado o respectivo crédito decorridos 180 dias da contemplação.

Quais as formas de receber a carta contemplada?

Em um consórcio, há três maneiras de obter uma carta contemplada: sorteio, lance ou compra de carta contemplada. O sorteio e o lance são formas de contemplação. A contemplação acontece nas assembleias ordinárias mensalmente, e o consorciado pode ser contemplado durante o prazo total de seu grupo de consórcio. Não há uma momento determinado para a contemplação de uma pessoa do grupo, e ela pode se dar em qualquer tempo entre a primeira e a última parcela. Veja a seguir, de forma mais detalhada, as três formas para ter cartas contempladas.

Sorteio

O sorteio, uma das formas de contemplação, ocorre nas assembleias ordinárias mensalmente . Há administradoras que utilizam os resultados da Loteria Federal para definição dos números sorteados. Outras fazem os sorteios nas próprias assembleias, que podem ser presenciais ou virtuais. Você pode estar se perguntando o motivo pelo qual o sorteio existe, já que todos os consorciados do grupo, até o fim do prazo de duração dele, serão contemplados. O sorteio apenas define a ordem de recebimento do crédito. Destaca-se também que todos os consorciados concorrem, no sorteio, em igualdade de condições. Quando sorteado, o consorciado recebe sua carta de crédito, independentemente do número de prestações pagas, no valor do plano ao qual aderiu.

Lance

O lance é outra forma de contemplação. Ele é muito semelhante a um leilão virtual ou presencial: dias antes da assembleia, um consorciado pode ofertar lances para tentar antecipar sua contemplação. São vários os tipos de lance: livre, fixo e embutido. Todos eles funcionam como uma antecipação de pagamento, e o interessado, se for um consórcio de imóveis, poderá até mesmo utilizar o saldo do FGTS para dar um lance.

Compra de carta contemplada

Outra forma de conseguir cartas contempladas é efetuando compra de terceiros. É muito comum encontrar ofertas de cartas de crédito, e isso acontece por vários motivos. Um deles é a perda de interesse pelo bem a ser adquirido. Outro motivo é a situação financeira do contemplado, que pode fazer com que ele desista de adquirir um bem. Por fim, há pessoas que vendem cartas contempladas apenas para passar uma ideia especulativa e negativa acerca delas. É uma operação simples: o interessado paga o valor vendido pelo vendedor, que já foi contemplado por sorteio ou lance. Após a compra, ele assumirá o lugar do vendedor no grupo e continuará pagando as parcelas restantes até o fim do consórcio. A compra de cartas contempladas pode ser interessante para aqueles que querem ter o bem de forma imediata. Neste ponto, a operação se assemelha ao financiamento, mas com a vantagem de ter um custo infinitamente menor. No financiamento de um imóvel, por exemplo, o adquirente pode pagar um valor total de 3 vezes o valor do imóvel, enquanto o custo das cartas contempladas não ultrapassa 30%.

Cuidados na compra de cartas contempladas

O único problema acerca da compra de cartas contempladas é a chance de cair em golpes. Porém, algumas práticas podem evitar que isso aconteça, especialmente:

Confirmar a veracidade da carta de crédito contemplada, uma vez que criminosos podem fraudar um documento;
Exigir garantias do vendedor que possam confirmar a autenticidade da carta;
Verificar se a administradora do consórcio é autorizada pelo Banco Central a operar, já que o órgão é um fiscal as atividades das instituições registradas;
Informar-se sobre a existência de taxas para a transferência do consórcio;
Ter especial atenção às vendas realizadas pela internet, confirmando a veracidade do site e do vendedor;
Desconfiar de ofertas com o valor muito abaixo do mercado, pois são um sinal de possível fraude ou golpe;
Antes de comprar cartas contempladas, saber quais as regras de uso da carta de crédito, que estão descritas no contrato de adesão (instrumento que contém todos os direitos e deveres das partes, bem como juros e correções que incidem sobre as parcelas).
Benefícios das cartas contempladas
Muitas pessoas consideram a compra de cartas contempladas um negócio arriscado. Porém, se o interessado tomar os cuidados devidos e seguir nossas dicas, as cartas podem apresentar benefícios, como os listados abaixo:

Cartas contempladas são documentos legais e transferíveis, ou seja, é permitido comprá-las;
É uma compra imediata, sem muita burocracia, que permite que o comprador adquira o bem naquele momento, ainda que continue pagando as parcelas futuras;
É mais barato e menos burocrático que o financiamento bancário, e pode levar 5 dias úteis para concluir a compra, ou seja, a transferência da titularidade da cota de consórcio;
Como o consórcio é fiscalizado pelo Banco Central, as cartas contempladas também são.
O tempo de espera até a contemplação em um consórcio pode deixar os consorciados impacientes. Diante dessa situação, a compra de cartas contempladas pode ser uma boa saída para adquirir o bem objeto do contrato. Faça as contas e verifique o custo final da carta de crédito, ou seja, some a entrada e as parcelas e analise a porcentagem que está sendo aplicada sobre o valor do bem. Em seguida, compare com as taxas do financiamento bancário e veja que a aquisição da carta contemplada será muito mais vantajosa. Se você está cogitando comprar cartas contempladas, lembre-se dos cuidados que citamos na hora de efetuar a transação. Fora isso, boa sorte!

Como a DOMUN Consórcios pode te ajudar?

A DOMUM Consórcios te auxiliará a escolher as melhores administradoras e grupos de consórcios, sejam em andamento ou em formação, de acordo com sua situação financeira. Além disso, podemos assessorar no planejamento da oferta de lances para a contemplação da sua cota de consórcio, de forma a aumentar as chances de você ser contemplado. Oferecemos ainda as melhores cartas contempladas de acordo com a sua renda para a aquisição imediata do seu imóvel. Por que esperar? Agende agora mesmo uma ligação ou visita de consultoria!

WhatsApp Precisa de ajuda? Clique aqui!