fbpx

Crédito com Garantia de Imóvel para sua empresa: perguntas frequentes

O crédito com garantia de imóvel é uma modalidade de empréstimo criada nos Estados Unidos e trazida para o Brasil com algumas diferenças. Também conhecido como Home equity, o financiamento tem ganhado força no país.

Graças às características da modalidade, é possível conseguir valores maiores, com prazos mais longos e parcelas que podem ser ajustadas às necessidades de todos nós. As taxas de juros também são grandes vantagens para solicitar crédito nessa modalidade junto às instituições financeiras. 

Com juros menores que os do cartão de crédito e cheque especial, o crédito com garantia de imóvel tem se tornado uma boa opção tanto para pessoas jurídicas e físicas, já que o empréstimo pode ser solicitado tanto por CPFs ou por CNPJs. 

O que é crédito com garantia de imóvel?

O nome da modalidade oferece uma boa síntese do que se trata. Com o crédito com garantia de imóvel, é possível solicitar um empréstimo junto às instituições financeiras colocando a casa, apartamento, galpão, loja ou sala comercial e lote como garantia de que o pagamento da dívida será realizado. 

Por ter riscos baixos para os bancos, altas quantias, com longos prazos para pagamento e juros baixos podem ser solicitados às instituições financeiras. Outro ponto positivo é que, empresas ou pessoas físicas podem solicitar a quantia sem ter de comprovar a finalidade do uso do dinheiro.

Mesmo que a operação fique registrada em cartório, o bem permanece em nome do proprietário e apenas será transferido para o banco em caso de suspensão da quitação das parcelas, o que ocorre em última instância. 

Além disso, a residência ou loja podem permanecer em uso pelo proprietário ou ser alugada para terceiros, sem prejuízo à transação em curso.

A negociação pode atingir até 60% do valor do imóvel, tendo um valor mínimo de R$ 30 mil e máximo de R$ 5 milhões. Toda essa quantia pode ser paga em até 240 meses, com taxas de juros fixadas em média a partir de 0,59% a.m.

Quando devo solicitar?

É comum que o empréstimo seja destinado à quitação de dívidas mais antigas e que estão incorrendo em cobranças altas de juros. Assim, substitui-se uma dívida por outra, em condições mais confortáveis de pagamento e estabilidade de taxas.

Por não exigir comprovação da finalidade do uso, a quantia também pode ser investida, usada para realizar a viagem dos sonhos, casar, custear estudos em outro país, comprar uma casa ou, até mesmo, reformar a residência que foi alienada.

Para ter acesso ao crédito é necessário estar com documentação do imóvel em dia, como o registro do habite-se. Antes da assinatura do contrato, uma equipe terceirizada avaliará as condições do imóvel e a sua documentação. Isso garantirá a segurança da transação e a avaliação justa do valor do bem.

Contudo, é preciso estar ciente de que esta é uma operação de crédito. Tenha certeza de que será possível honrar com o pagamento das parcelas. Antes de dar início ao pedido da quantia, certifique-se que as finanças permitem que as mensalidades sejam pagas em dia.  

Quais são os documentos pedidos?

As simulações podem ser feitas por meio de assessorias especializadas parceiras das instituições.

Depois disso, é realizada a análise de crédito do solicitante, para que seja comprovada a possibilidade de pagamento das mensalidades. 

Com os dados preliminares aprovados, o próximo passo é a análise legal da documentação e avaliação do imóvel. Uma triagem é realizada e, estando em acordo com o valor apresentado, pode ser alienado em troca do crédito. Assim, o contrato elaborado é assinado e, em até três dias, a quantia é liberada após a apresentação da averbação no cartório da alienação.

Quem trabalha com esse tipo de crédito?

Atualmente, quase todos os bancos mais conhecidos no Brasil trabalham com a modalidade de Home equity. Porém, as condições, taxação de juros e valor máximo e mínimo podem variar bastante de uma instituição à outra.

Na DOMUM Consórcios você tem condições facilitadas, com as melhores taxas do mercado, podendo alienar imóvel próprio ou de terceiro e carência de até 180 dias. Faça uma simulação em nosso site e descubras as vantagens do crédito com garantia de imóvel oferecidas pela DOMUM.

WhatsApp Precisa de ajuda? Clique aqui!